A Copa do Brasil de 2020 foi um torneio marcado por emoções intensas e grandes performances. A competição, que reúne times de todas as divisões do futebol brasileiro, teve seu ápice na final disputada entre Palmeiras e Grêmio.
O Palmeiras, que já havia conquistado a Copa Libertadores no mesmo ano, buscava mais um título para enriquecer sua galeria de troféus. O Grêmio, por sua vez, contava com uma equipe experiente e determinada a levar a taça para Porto Alegre.
A final foi disputada em jogo único, no dia 30 de janeiro de 2021, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. O Palmeiras entrou em campo com uma formação forte, contando com jogadores como Gabriel Menino, Gustavo Scarpa e Rony. O Grêmio, por sua vez, apostou em nomes como Diego Souza, Alisson e Vanderlei.
A partida foi equilibrada, com ambas as equipes criando chances de gol. No entanto, foi o Palmeiras que conseguiu abrir o placar aos 28 minutos do primeiro tempo, com um gol de Gabriel Menino. O Grêmio tentou reagir, mas não conseguiu igualar o placar. O Palmeiras manteve a vantagem até o final da partida, conquistando o título de forma merecida.
Com a vitória, o Palmeiras se tornou o primeiro time a conquistar a Copa do Brasil e a Copa Libertadores no mesmo ano. A equipe alviverde também garantiu uma vaga na fase de grupos da Copa Libertadores de 2021, além de um lugar na Supercopa do Brasil de 2021.
O Grêmio, apesar da derrota, pode se orgulhar de ter chegado à final e de ter disputado uma partida de alto nível. A equipe gaúcha segue sendo uma das mais tradicionais do futebol brasileiro e promete voltar com força nas próximas competições.
O próximo jogo do Palmeiras será contra o Athletico Paranaense, no dia 21 de abril, às 16h, no Allianz Parque, em São Paulo, pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro. Já o Grêmio enfrentará o São Paulo, no dia 21 de abril, às 19h, na Arena Grêmio, em Porto Alegre, também pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro.